Livro tenta comparar Harry Potter a Jesus Cristo





















Um livro que tenta comparar Jesus Cristo ao personagem Harry Potter está sendo lançado pelo escritor americano, e ateu declarado, Derek Murphy. Intitulado “Jesus Potter, Harry Christ” o autor se propõe a mostrar semelhanças entre o Jesus literário e o personagem da saga da escritora britânica J.K. Rowling.

Para ele, o que mais chama atenção é que é que Cristo e Potter “são construções literárias, ficção”.
Em recente entrevista, Murphy apontou uma ironia: quando o primeiro livro de Potter se tornou best-seller, a Igreja Católica acusou Rowling de estar incutindo nos jovens a feitiçaria e o satanismo, mas o próprio cristianismo bebeu nessas fontes.
Críticos literários escreveram em tom de brincadeira que os cristãos deveriam ir à Justiça contra Rowling por plágio: a morte e a ressurreição de Potter lembram as de Jesus.
Mas Murphy, no livro, escreveu que o cristianismo já tem muito de plagio em sua formação porque se inspirou em mitos pagãos como Isis, Sarapis, Hórus e Apolo. “Jesus é um amálgama dos melhores mitos”, disse.
O livro acaba sendo, segundo seus editores – não uma comparação entre dois personagens, mas um relato da história da cristandade, apontando, por exemplo, os empréstimos que a crença fez da mitologia e do simbolismo esotérico.

Quem é?

Murphy é um ex-seminarista de Portland, Oregon (EUA). Estudou teologia, filosofia e línguas clássicas. Seus editores informaram que a paixão dele pela história religiosa o levou a mais de 30 países, onde participou de rituais e teve contatos com padre, monges, xamãs e curandeiros.

Fonte: Paulopes – texto editado




Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Mateus 24:24



 E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.

Follow by Email

DIAS DO BLOG ON LINE.