Publicidade turística de Jerusalém causa polêmica ao mostrar templo islâmico sendo destruído










Israel retirou a publicidade onde o ministro do país, Danny Ayalon, elogia os pontos turísticos de Jerusalém.  O vídeo contém uma simulação de computação gráfica da destruição de um local sagrado no mundo islâmico, o Domo da Rocha.
Cúpula da Rocha ou Domo da Rocha é um monumento situado no Monte do Templo, na Cidade Velha de Jerusalém. O edifício, construído no século VII, é um dos sítios mais sagrados do Islã e uma das grandes obras da arquitetura islâmica. Sua vistosa cúpula dourada é um dos pontos mais emblemáticos da cidade. Os muçulmanos acreditam que a rocha que está no centro do santuário é o ponto pela qual Maomé subiu ao céu para encontrar com Deus. Para os judeus, é  aonde lançou a primeira pedra para construir o mundo e onde dois milhões de anos depois (segundo o calendário judaico),  foi nessa rocha Abraão esteve para sacrificar o seu filho Isaque por ordem de Javé. Ali foi construído o Santuário Santo, a parte mais sagrada do templo de Jerusalém.
A publicidade turística criada pelo Ministério de Negócios Estrangeiros de Israel foi retirada antes de ser lançado ao ar devido a uns 20 segundo de animação, onde surge a polêmica, devido ao Domo da Rocha entrar em colapso e em suas ruínas se levanta o lendário Templo de Salomão. De  acordo com os autores do vídeo sua intenção era simplesmente mostrar as raízes históricas de Jerusalém e precisamente por isso puseram no lado esquerdo da tela uma contagem regressiva dos anos. No entanto os especialistas concluíram que o anúncio poderia causar descontentamento da comunidade muçulmana e atualmente o vídeo esta disponível apenas no canal da Ayalon no Youtube.
Ainda assim o presidente do Conselho Supremo Islâmico de Jerusalém, Ikrima Sabri, emitiu um comunicado a respeito criticando duramente o governo israelense. Ele observou que o vídeo faz parte dos planos de ocupação por parte de Israel e revela as intenções hostis das autoridades ao santuário. - rt


Follow by Email

DIAS DO BLOG ON LINE.