Uma menina que não envelhece abre a porta da imortalidade




Uma estranha doença faz com que uma menina de nove anos de idade conserve os traços faciais e corporais de um bebê de poucos meses. Gabby Williams tem uma doença muitíssimo rara, na qual desacelera a sua taxa de envelhecimento.
Durante os últimos dois anos, o pesquisador médico Richard F. Walker tem tentado encontrar o ‘interruptor genético’ que retarda o processo de envelhecimento de Gabby, bem como de outras duas pessoas que apresentam surpreendentes semelhanças.
Segundo Walker, as pessoas que padecem deste tipo de enfermidades não apenas tem um quinto da velocidade da taxa de crescimento, como uma variedade de problemas médicos como a surdez, incapacidade de caminhar, comer ou falar.
Conforme explica o pesquisador, as mudanças fisiológicas, ou o que ele chama de ‘inércia do desenvolvimento’ é essencial para o crescimento humano. “Á medida que desenvolvemos, todas as partes de nosso corpo se unem, mudam e se coordenam. Caso contrário, seria um caos”, explica o doutor,
Em uma das pessoas que Walquer tem estudado, encontrou danos em um dos genes que causam inércia de desenvolvimento, uma descoberta, que segundo ele é muito significativa. Da mesma forma, o medico indicou que suspeita que as mutações estejam nos genes reguladores do segundo cromossoma X feminino.
“Se pudéssemos identificar o gene e logo na idade adulta deter a inércia do desenvolvimento, e encontrar um interruptor de desligar, ao fazê-lo produziríamos uma perfeita homeostase e seriamos biologicamente imortais”, revelou.
No entanto, Walker ressalta que isso não significaria que as pessoas nunca iriam morrer, pois as doenças os acidentes continuariam terminando com a vida humana.
Casos semelhantes
Na Florida, um homem de 29 anos de idade tem o corpo de um menino de 10 anos, e uma mulher brasileira de 31 anos de idade é do tamanho de um bebe de 2 anos. Como Gabby, eles não parecem envelhecer.
“Em algumas pessoas acontece algo que retarda seu processo de desenvolvimento”, explicou Walker. “A taxa de mudança no corpo diminui tanto que dificilmente é notada“, acrescentou o doutor a RT.


Portal Padom

Follow by Email

DIAS DO BLOG ON LINE.