‘Quase metade de minha congregação fugiu’, diz pastor na Síria


Foto ilustrativa.

Um pastor evangélico na capital síria expressou sua tristeza diante a situação de insegurança e desamparo que atravessam. De Damasco, ele revelou que nos últimos dois anos 40% de sua congregação deixou o país, fugindo do conflito que existe na Síria.
O pastor Edward expressou sua tristeza diante a situação. “Há uma profunda tristeza, assim como estresse e ansiedade”, entre os crentes. Ele disse ainda muitas pessoas que tem recursos financeiros e contatos no exterior estão abandonando o país. Enquanto, outros esperam a oportunidade de poder sair.
Apesar da situação, a Igreja continua ajudando e abrigando muitos, que diante as difíceis circunstancias estão encontrando nela um lugar de cuidado.  “Muitas das famílias que visitamos e ajudamos com o fornecimento mensal de alimentos veem em nossos cultos agora”, disse o pastor.
Embora os combatentes não se manifestaram no centro de Damasco, mas nos subúrbios próximos estão acontecendo os confrontos. É impossível estar isolados aos tiros e explosões que se tornaram comuns. “Parece que não existe um final à vista“, disse Edward. “Os cristãos são como as outras pessoas: temem por sua segurança e pelo futuro de seus filhos“, disse ele que o outro efeito é a perda de empregos e a progressiva diminuição do poder de compra, por causa da inflação.
Dois anos e meio depois do inicio do conflito, as pessoas estão “sofrendo economicamente e traumatizadas emocionalmente“, disse Edward. No entanto, “as pessoas da igreja estão mais próximas de Deus e mais unidos com as outras”.
O pastor agradece as orações e o apoio dos outros cristãos. “Minha esposa e eu temos uma profunda sensação de paz, e acreditamos que esta paz é um dom de Deus, para que possamos permanecer nesse país para acalmar o nosso povo e para aliviar um pouco do sofrimento”, explica. “Embora passamos por momentos baixo e algumas lutas confiamos na mão soberana de Deus e em sua bondade“, disse ele a Revista americana Carisma News.

Follow by Email

DIAS DO BLOG ON LINE.