SARAH UMA ESPOSA SUBMISSA




Sarah aparece na Bíblia como o modelo divino de perfeição para a mulher casada. Duas características notáveis marcam sua vida, beleza e esterilidade. Devido a sua beleza até governadores pagões a desejavam, por outro lado, sua esterilidade causou profundos problemas de humilhação na vida doméstica, e até mesmo discussões com seu marido. Sem dúvida Sarah tinha beleza, brilho e criatividade, mas a qualidade que a fixou em nossa memória e a que tornou especial foi sua devoção única e inequívoca a seu marido Abraão. Ela não apenas dividiu com ele seus desafios e sofrimentos, como também seus sonhos e bênçãos. Sarah não vacilou, permaneceu ao lado nas boas escolhas e nas decisões erradas, na adversidade e na benção, na juventude e na velhice. Ela é bom exemplo de mulher que amou seu marido incondicionalmente e com tenacidade. A Bíblia dedica à Sarah mais espaço do que a qualquer outra mulher. Um capítulo inteiro fala sobre sua morte e sepultamento (Gn 23). Tanto seu marido como seu filho choravam profundamente. Ela morreu (Gn 23,24,67).
Duas cotações do Novo Testamento louvam Sarah. Também é mencionada em Romanos, e é usada para ilustrar a diferença entre escravidão e liberdade. É descrita com uma Santa mulher do passado, porque confiou em seu marido, cooperando com ele de boa vontade. Pela narrativa bíblica podemos concluir que ela era uma mulher de vontade forte, mesmo assim escolheu submeter-se a Abraão, atitude recomendada por Deus. Ela foi constantemente identificada como a esposa de Abraão, reforçando o fato de que Deus vê o casal como uma só carne. Aos dois foi requerido  que cressem que Deus lhes daria um filho.
Sarah é uma esposa mencionada entre os heróis da fé (Hb 11.11) Sua experiência como mãe oscila de sentimentos de catecismo, embaraço, inveja e crítica cruel para um sentimento de intensa alegria e êxtase. Mesmo que Sarah tenha caído em pecado, Deus manteve fielmente a promessa de que ela seria a mãe de muitas nações (Gn 17.16). Talvez mais do que qualquer outra mulher da Bíblia, Sarah ensina com seu exemplo duas características de mulher que vive de acordo com a vontade de Deus; submissão humilde ao marido, no casamento e compromisso intenso ao cuidar da próxima geração.


www.salmos.reflexoes.nom.br

Follow by Email

DIAS DO BLOG ON LINE.