Antiga tabua com maldição é encontrada em Jerusalém




Os arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel descobriram uma tabua que continha uma maldição, de 1700 anos de antiguidade, em uma mansão romana que recentemente caiu na “Cidade de Davi”, em Jerusalém.
tábua-maldição-jerusalémNa descoberta, há uma inscrição em grego, na qual uma mulher chamada Kyrilla invoca nomes de seis deuses antigos para dirigir uma maldição contra um homem chamado Lennys. A maldição aparentemente é porcausa de uma disputa legal.
“Bato e bato, e prego à língua, os olhos, a raiva, a ira, o nojo, a procrastinação, em oposição de Lennys”,reza uma parte da maldição. Em outra parte a mulher pede aos deuses que façam que “ele não possa resistir, para que não diga qualquer coisa contra a Kyrilla”.
Segundo o especialista Robert Walter Daniel, do Instituto für Altertumskunde da Universidade de Cologne, é provável que um mago profissional tenha criado a maldição para Kyrilla, e o fez combinado com vários elementos de quatro religiões diferentes. Dos seis deuses que a mulher se dirige, quatro são gregos, um é babilônico e o último de origem gnóstico. Além disso o texto da maldição contem palavras mágicas de origem hebraica, como “laoth”.
Segundo os especialistas que analisaram a tabua, Kyrilla e Lennys, pertenciam a classe romana média ou alta e se encontravam em uma disputa legal. Veja as fotos da tabua encontrada aqui.

Follow by Email

DIAS DO BLOG ON LINE.