Ser exemplo: a melhor forma para educar seus filhos





Hoje em dia, existem várias fórmulas e métodos que muitos pais utilizam como alternativas para educarem e influenciarem seus filhos nas mais diversas situações. Alguns preferem usar como instrumento educador o relacionamento, incluindo o diálogo nesse processo. Outros já partem automaticamente para a agressão física diante de um conflito. Mas existe também os que dizem que algo é errado, só que eles mesmos praticam os erros que não gostariam que seus filhos praticassem.
As crianças, de um modo geral, são muito observadoras. Aliás, nós adultos também temos esta mesma característica, de observarmos as atitudes de outros. Por exemplo, olhamos para as pessoas e para as instituições em todos os seus aspectos e desejamos encontrar alguém que seja exemplo de honestidade e coerência em suas posições. No ambiente familiar é a mesma coisa. Os filhos estão de olho na vida de seus pais, buscando neles a inspiração para a formação de seu caráter. Porém, quantas crianças e adolescentes estão crescendo em um ambiente familiar onde os pais lançam suas regras disciplinares, mas eles mesmos estão em falta no cumprimento delas. São pais que dizem: “Filho, não beba, não fume”, mas que são adeptos a tais práticas dentro do próprio lar.
Eles desejam a seus filhos um caminho longe de vícios, como o alcoolismo, mas consomem bebidas na frente deles. Que autoridade um pai ou uma mãe terá, se não vivenciarem o que tanto desejam para seus filhos? Nenhuma. Para ser sincero, pais que ditam algo que contradiz sua atitude pessoal, causam revolta no coração dos filhos. Quer criar seus filhos no laço da revolta? É só se basear no ditado popular que diz “Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”.  Querido, somente através do exemplo é que iremos ter autoridade e crédito nas situações corriqueiras do dia a dia e também nas mais complicadas.

Há alguns que foram criados sem bons exemplos familiares e escolheram ser diferentes de seus pais. Mas esse índice é muito pequeno, pois a influência do que se vê em casa posteriormente refletirá no comportamento. Como você está educando seus filhos? Você tem sido exemplo naquilo que tem desejado para eles ou não? Se sua resposta for sim, parabéns. Continue assim, pois sua imagem será refletida neles. Se a resposta for não, então é tempo de mudanças. Comece por você mesmo. Faça uma auto-análise de suas palavras e atitudes. 
Você cumpre o que diz? Suas atitudes são coerentes com as suas palavras?Nós cristãos seguimos uma referência de vida e princípio: Jesus Cristo. Nós o seguimos e o amamos porque seu amor e estilo de vida nos conquistou. “Nós amamos porque ele nos amou primeiro” (1 João 4:19). Suas palavras combinavam com suas atitudes. Seu exemplo de amor nos marcou, e hoje, pela graça de Deus, temos a convicção que não estamos sozinhos e que temos a vida eterna. Ele é a nossa razão de viver.
Albert Schweitzer foi um teólogo, músico, filósofo e médico alemão, nascido na Alsácia, e autor de uma frase que vem a calhar neste artigo: “Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros – é a única.”.  Lembre-se: meras palavras cansam, atitudes marcam. Conquiste seu lar e seus filhos através de seu exemplo.


* As opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores
e não refletem, necessariamente, a opinião do Gospel Prime.





Autor(a)

Ademir Almeida

Ademir Almeida

O Missionário Ademir reside atualmente em Areado-MG e é responsável pela Congregação da Igreja Presbiteriana Independente, no bairro Parque dos Pássaros. Ele e sua esposa, Valéria, formaram-se no CTMDT (Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono), em Santa Luzia-MG e atualmente é estudante de Psicologia na Unifenas.

Follow by Email

DIAS DO BLOG ON LINE.