Violação da liberdade religiosa aumenta no México




Recentemente a organização Christian Solidarity Worldwide (CSW), apresentou o seu último relatório sobre a liberdade religiosa no México, onde, de acordo com os dados, a situação piorou em muito neste ano.
intolerância-religiosa-méxicoIsso mostra a falta de ação do governo como um fator que agrava a discriminação religiosa. “Embora as causas fundamentais variem, muitas violações ocorrem devido a impunidade por causa da relutância do estado em  participar de assuntos religioso ou processar os responsáveis por crimes relacionados a violações de questões da liberdade religiosa.”
Os efeitos da falta de ação do governo são muitas vezes agravados pela Lei de Usos e Costumes, o que dá uma autonomia significativa para as comunidades indígenas onde muitos dessas violações acontecem.
“Os líderes locais tentam impor uniformidade da comunidade em termos de prática religiosa e crenças”, diz a CSW. “As violações variam em gravidade, mas são causados pela falta de intervenção do governo, e por causa da incapacidade de prender os autores destes atos, que podem chegar à destruição de propriedade, prisão arbitrária, o deslocamento forçado e violência física.”
O relatório recomenda que “as garantias legais para a liberdade de religião e de crenças sejam respeitadas por todos, e quando outras leis são aplicadas – por exemplo, em comunidades regidas pela Lei de Usos e Costumes – estas podem praticar em conformidade com a Constituição mexicana e seu compromisso com os direitos humanos.”
O aumento da violência no México também é derivado dos cartéis ilegais do crime organizado envolvidos em drogas, armas e tráfico de seres humanos, que “vê às igrejas como um alvo atraente para extorsão, e seus líderes como uma ameaça à sua influência”.
“Nos últimos anos o número de líderes religiosos ameaçados, incluindo padres católicos e pastores protestantes, tem aumentado“, denuncia a organização. “Infelizmente, um número significativo foram mortos ou sequestrados, embora os números exatos sejam difíceis de obter devido ao medo das testemunhas de represálias por parte dos responsáveis.”
Portal Padom

Follow by Email