Jornais alemães se empolgam com título da Copa do Mundo e chamam Götze de “deus”




O jogador Mario Götze foi eleito pela imprensa alemã o herói do título na Copa do Mundo de 2014, por conta do gol marcado no segundo tempo da prorrogação contra a Argentina, na noite de ontem, 13 de julho, no Maracanã.
Empolgados, alguns jornalistas alemães recorreram a um trocadilho em seu idioma para afirmar que o atacante do Bayern de Munique é um “deus” do futebol.
Um dos mais influentes jornais alemães, o Bild acrescentou uma letra “T” no nome do jovem jogador, embutindo assim a palavra “Gott” (que em alemão significa Deus) nas manchetes. “Göttze, deus do futebol. Somos campeões do mundo”, anunciou o jornal.
Já o diário Süddeutsche Zeitung foi mais conservador em seu neologismo e combinou o nome do jogador a uma expressão idiomática, “Gott sei Dank” (graças a Deus), que virou “Götzeidanke” e se tornou uma exaltação ao belo gol que trouxe o quarto título aos alemães. “¡Götzseidank! Götze, Götze, sempre Götze. Alemanha ganhou a final contra a Argentina e nas ruas alemãs há ambiente de festa”, acrescentou o jornal.
Outra influente publicação apelou para um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro para referir-se ao herói da seleção alemã na Copa do Mundo: “Götze Redentor. Alemanha é campeã do mundo”, publicou o Frankfurter Allgemeine Zeitung, um dos principais jornais de Frankfurt.
Bastidores
Reserva na partida de ontem no Maracanã, Mario Götze recebeu uma motivação extra antes de entrar em campo. O técnico alemão Joachim Löw disse na entrevista coletiva após a partida que sugeriu ao jovem atacante que mostrasse ao mundo suas qualidades e decidisse o jogo.
“Disse a ele: mostra ao mundo que é melhor que Messi, mostra que você pode decidir uma partida”, revelou Löw, que já havia precisado fazer uma substituição de última hora. No aquecimento para a partida, o volante Khedira sentiu uma contusão na panturrilha e foi substituído por Kramer.


 Publicado por Tiago Chagas em 14 de julho de 2014

Follow by Email

DIAS DO BLOG ON LINE.