O que não é humildade? Por Ângelo dos Santos Monteiro




















Breve reflexão…
Humildade não se resume a falar bem ou mal, a andar de carro, ônibus, bicicleta ou a pé; humildade não está relacionada ao tipo de habitação que você mora, seja ela simples, modesta ou luxuosa; grande, média ou pequena; alugada ou de propriedade particular. Humildade também não é mensurada pela sua formação intelectual, seja você graduado, pós-graduado, analfabeto ou semianalfabeto. Humildade não é definida pela sua articulação política ou se você nem sabe o número do candidato em que vai votar nas próximas eleições; não tem nenhuma relação com a quantidade de informação que você possui, com sua capacidade de eloquência e comunicação. Humildade também não é definida pela roupa que você usa, nova ou usada, variada ou repetida, asseada ou suja. Enfim, como diria um velho amigo, você não é humilde porque simplesmente “trupica” nas palavras. Humildade está relacionada com a capacidade de reconhecer que você nem sempre está certo, que você é uma pedra bruta que precisa ser lapidada, que comete erros e pecados, mas que, apesar de tudo, sabe se arrepender e reconhecer a falibilidade da sua humanidade (1 Pe 5.6), tendo a plena consciência de que a cada dia, Deus te dá a oportunidade de melhorar.
Ahhh…., antes que você seja tentado a argumentar, EU também não sou humilde porque estou escrevendo este texto. Apenas estou refletindo e senti o desejo de compartilhar.
Texto para reflexão: “Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.” (Lucas 18.10-14).
Fraternalmente em Cristo,

Ângelo dos Santos Monteiro

Follow by Email

DIAS DO BLOG ON LINE.