Ateus tentam remover placa que atribui autoridade sobre o país a Deus, mas têm pedido negado Por Tiago Chagas - 25 de junho de 2016






A entidade ateísta Freedom From Religion Foundation (FFRF) tentou fazer a prefeitura da cidade de Hondo, no Texas (EUA), remover uma placa que alerta os motoristas a dirigirem de forma segura e, ao mesmo tempo, destaca que aquele território pertence a Deus.
A FFRF é uma entidade que se dedica a limitar as expressões de fé em espaços públicos. Nos últimos anos, vem constrangendo – através de ameaças de processos – escolas a proibirem que seus alunos façam manifestações religiosas durante atividades curriculares e/ou esportivas.
A iniciativa da FFRF, no entanto, não foi bem-sucedida em Hondo. O prefeito da cidade, se negou a remover a placa com os dizeres “This Is God’s Country. Please Don’t Drive Through it Like Hell”, que pode ser interpretada como “Este país pertence a Deus. Por favor, não dirija por ele como um demônio”.
Em entrevista ao San Antonio News, o prefeito James Danner foi categórico na negativa: “Nem pelo inferno iríamos tirar essas placas”, garantiu.
As placas foram instaladas há mais de 80 anos nas entradas e saídas da cidade, como uma forma de alertar os motoristas a respeitarem as leis de trânsito, usando um jogo de palavras, com referência direta à religião majoritária do país.
Annie Laurie Gaylor, co-fundadora da FFRF, afirma que os dizeres enviam “a mensagem de que os não-religiosos não são bem-vindos na cidade”, segundo o The Wall Street Journal.
Por isso, ela resolveu pedir que Danner “encontre uma forma alternativa de promover a condução segura, para que não endosse uma mensagem religiosa”, alegando que do jeito que está, a placa favorece o cristianismo, o que vai contra o princípio de não favorecimento a uma religião específica.

Contexto

Considerando o contexto sociocultural do Texas, um dos estados norte-americanos que mais expressa a fé, a iniciativa da FFRF pode não ser frutífera.
Um dos casos que ilustra a cultura de demonstração pública de fé é o da frota de viaturas da Polícia da cidade de Diboll, que usam adesivos com a frase “In God W eTrust” (“em Deus nós confiamos”, em tradução livre).
Recentemente, porém, o chefe de Polícia da cidade autorizou a inserção do versículo “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus”, de Mateus 5:9, nas viaturas.
“Com tudo o que está acontecendo no mundo agora e os ataques contra policiais… Sabe, existem agentes sendo alvejados e mortos. Eu queria uma espécie de referência para o que fazemos”, justificou Steve Baker.

Follow by Email

DIAS DO BLOG ON LINE.