Pais, evitem os sete pecados ao dar mesada aos seus filhos “O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais” – Provérbios 13:11




Caros irmãos, sempre venho alertando sobre a importância de guiar os filhos para o caminho do bem, o caminho designado por Deus. Nada é mais importante do que garantir eles que sejam pessoas de bom coração, que ajam com respeito e tenham consciência sobre os reflexos de seus atos. Não à toa, a educação financeira faz parte desse desenvolvimento.
Sempre indico que a mesada seja implantada na infância para que os pais tenham a oportunidade de acompanhar os primeiros passos dos seus filhos em relação ao dinheiro. Não é segredo que saber lidar com ele é algo que pode gerar bons frutos e evitar discórdias durante a vida. Portanto, esclareço aos pais quais são os sete pecados cometidos na hora de dar mesada, pois além de boa intenção, é importante ter esclarecimento.

1. Desequilíbrio

A criança não deve guardar todo o seu dinheiro para os sonhos. Ela precisa separar 50% de sua mesada para o consumo cotidiano e se dar o direito de comprar algo que deseja – sem excessos. Por incrível que pareça, a disciplina rígida que alguns pais impõem dentro de casa pode acabar transformando seus filhos em crianças obsessivas com o dinheiro e, consequentemente, em futuras pessoas avarentas.

2. Violação

Os pais não podem, de forma alguma, usar o dinheiro que a criança vem guardando para os seus sonhos como empréstimo. Essa recomendação pode parecer absurda, mas existem muitos casos, no âmbito familiar, em que os pais ou responsáveis mexem no cofrinho do filho ou retiram algum valor da caderneta de poupança da criança para pagamento de uma conta da casa ou mesmo para uso particular.

3. Ruptura

Nunca atravesse as etapas de esforço e crescimento de seu filho. Jamais compre o objeto de sonho dele antes que ele consiga juntar o dinheiro para conquistá-lo. Isso fará com que ele registre na mente, para o resto da vida, a ideia de que não precisa lutar para conquistar as coisas que deseja.

4. Permissão

Aprenda a dizer não, é para o bem da criança. Durante a implementação da mesada, você vai se deparar com a seguinte situação: a criança vai gastar todo o dinheiro antes de o mês terminar. É normal, ela está aprendendo e vai pedir mais quando isso acontecer. Mas ela deve vivenciar as consequências de seus atos.

5. Desmedida

A mesada não pode ser usada nem como prêmio, nem como castigo. Há pais que, por impulso, decidem não dar mesada por um período de tempo ao filho, por mau comportamento ou notas baixas, por exemplo. Ou então, dão a mesada porque o filho fez alguma atividade doméstica. A mesada deve ser respeitada e jamais virar uma moeda de troca ou “barganha” entre pais e filhos.

6. Remuneração

A mesada não é salário. Salários são pagos para quem trabalha e criança não pode e não deve trabalhar. Esse é um dos conceitos que nunca é demais reforçar, para que as coisas fiquem realmente claras. Salário é salário, mesada é mesada!

7. Sonegação

Os adultos devem ensinar as suas crianças, desde cedo, que tudo que compramos deve vir com nota fiscal, desde um chocolate até uma bicicleta. Portanto, não deem o exemplo errado para os seus filhos, negociando uma compra sem nota fiscal para obter desconto.
* As opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva 
responsabilidade dos respectivos autores e não refletem,
 necessariamente, a opinião do Gospel Prime.

autor(a)

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos    

Educador e terapeuta financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira, Abefin e Editora DSOP, autor do best-seller Terapia Financeira, dos lançamentos Papo Empreendedor e Sabedoria Financeira, entre outras obras.




A Razão Da Nossa Tristeza (Exposição de Romanos 8) - Paulo Junior

ELVIS PRESLEY - SEGURE NAS MÃOS DE JESUS - GOSPEL- LEGENDADA EM PORTUGUES

VENCENDO O GIGANTE DA DEPRESSÃO, PR JOILSON DE ASSIS E ANA PAULA FALA SO...

O OCULTISMO, CUIDADO COM O FENÔMENO DA TRANFERENCIA FEITA PELO ESPIRITOS











Publicado em 10 de set de 2016
O OCULTISMO, CUIDADO COM O FENÔMENO DA TRANSFERENCIAL FEITA PELO ESPÍRITOS PRATICAS NOCIVAS DESTRUIDORAS
EXISTEM PRATICAS MUITO PREJUDICIAIS QUE PODEM DESTRUIR PESSOAS E FAMÍLIAS
SÃO JOGOS DE ENERGIAS REALIZADOS POR ESPIRITOS DEUSES E PESSOAS QUE SERVEM A ELES. O FENÔMENO DA TRANSFERÊNCIA E UMA DAS PRATICAS MAS REALIZADAS PELOS ESPÍRITOS .EM SUAS AÇÕES NESTE MUNDO. VEJA QUE TERRÍVEL PODER TEM ESTA MANOBRA DE ENERGIA .

O poder e o perigo da oração!

Versículos do Dia _ 11/09/2016






Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores. Isaías 53:12

E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda.E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes. Lucas 23:33,34

REFLEXÃO SOBRE O : Salmos 62



Imagem : http://www.cantinhodosenhor.com.br/


A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação.
Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado.
Até quando maquinareis o mal contra um homem? Sereis mortos todos vós, sereis como uma parede encurvada e uma sebe prestes a cair.
Eles somente consultam como o hão de derrubar da sua excelência; deleitam-se em mentiras; com a boca bendizem, mas nas suas entranhas maldizem. (Selá.)
Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança.
Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado.
Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza, e o meu refúgio estão em Deus.
Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio. (Selá.)
Certamente que os homens de classe baixa são vaidade, e os homens de ordem elevada são mentira; pesados em balanças, eles juntos são mais leves do que a vaidade.
Não confieis na opressão, nem vos ensoberbeçais na rapina; se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração.
Deus falou uma vez; duas vezes ouvi isto: que o poder pertence a Deus.
A ti também, Senhor, pertence a misericórdia; pois retribuirás a cada um segundo a sua obra.
Salmos 62:1-12

Follow by Email

DIAS DO BLOG ON LINE.